Serviços - distúrbios-funcionais-e-estéticos-nariz

• Distúrbios Funcionais e Estéticos Nariz

Vários são os problemas funcionais do nariz que causam obstrução nasal, corisa, etc. Tais como desvios de septo, rinites, hipertroifa de cornetos. Existem tratamentos eficazes que podem ser tanto cirúrgicos como não-cirúrgicos.

A correção dos desvios de septo nasal e a redução volumétrica das conchas nasais (cornetos) está indicada principalmente para o alívio da obstrução nasal, nos casos onde as alterações nessas estruturas são as principais responsáveis pelo sintoma. Antes da cirurgia deve-se realizar o exames pré-operatórios e, quando indicado, avaliação cardiológica. Não se deve ingerir AAS (ácido acetilsalicílico) e seus derivados por cerca de 2 semanas antes (por alterarem a coagulação). Deve-se fazer jejum absoluto de cerca de 8 horas antes (nem água), levar todos os exames (de sangue, tomografias, raio-x, etc), e estar acompanhado de um familiar ou amigo. A cirurgia é realizada, habitualmente, de forma ambulatorial (com alta hospitalar no mesmo dia). É feita sob anestesia geral, com incisões internas. De rotina eu não utilizo tampão nasal, tampouco outros moldes no interior do nariz, o que traz maior conforto no pós-operatório. A cirurgia dura cerca de 2 horas em média, e habitualmente a realizamos com vídeo (cirurgia endoscópica). No período pós-operatório, o paciente dever fazer repouso relativo (sem esforço físico) e retornar à consulta conforme orientação. Normalmente não há dor. Atividades escolares e laborativas podem ser retomadas em alguns dias (dependendo de cada caso) e as atividades físicas após 3 ou 4 semanas, dependendo da cicatrização. Pacientes que têm doenças nasossinusais crônicas como rinite alérgica e sinusite crônica precisam manter acompanhamento regular.