Rinosseptoplastia .

A rinosseptoplastia é um procedimento que se propõe a corrigir no mesmo ato cirúrgico, a estética e a função do nariz.

O nariz tem por função, aquecer, umidificar e filtrar o ar respirado. Portanto, tal função é extremamente importante para um bom funcionamento de todo o sistema respiratorio.

O cirurgião deve ater-se a desvios de septo nasal para corrigí-los durante a cirurgia. Quando há história de rinite, ater-se a hipertrofia de cornetos e reduzí-los, se necessário, para que melhore a respiração do paciente.

A cirurgia plástica do nariz deve ter limites de resseção das cartilagens respeitados para que não haja pinçamentos das asas do nariz durante a inspiração, também causando obstrução respiratória, além das hipercorreções que artificializam a pirâmide nasal deixando aquele aspecto de nariz "plastificado".

O objetivo da cirurgia do nariz é para melhorá-lo do ponto de vista estético, jamais transformá-lo em um nariz "novo". Se o paciente achar algum nariz bonito, de atores por exemplo, leve uma foto para ver se há possibilidade de aproximação dos resultados, porém jamais poderá exigir uma cópia, isso só acontece em filmes.

A cirurgia é relativamente simples e pode ser feita com anestesia local ou geral e  a alta é dada no mesmo dia.

 O período de recuperação é de mais ou menos 15 dias. Podendo em uma semana voltar às atividades normais, sem esforço.